segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Restrospectiva 2008



Eu gostaria hoje de relembrar um pouquinho do meu ano de 2008, para registrar algumas coisas, assim como fiz na passagem do ano de 2007.
Foi um ano muito importante para mim. Já o comecei gripada, reencontrei o Marco, um amigo que conheço há cinco anos, e que veio a se tornar um homem muito importante em minha vida a partir do dia 16 de janeiro; Fiz o meu segundo vestibular, e não me senti nem um pouco preparada. Em seguida, viajei para Caldas Novas, para tentar relaxar um pouco nas águas termais. Foi maravilhoso, passei dias revigorantes em um hotel japonês chamado Taiyo, e cheguei à uma conclusão com o meu pai: Me matricularia em um cursinho para tentar novamente.
Retornando à Brasília, me matriculei no Dínatos, um cursinho que fez uma diferença enorme na minha vida - tanto pela estrutura quanto pelos professores, monitores e materiais. Passei um semestre inteiro acordando as seis horas da manhã e voltando em casa pelas nove da noite - cerca de cinco horas de aula, uma hora de almoço e mais 8 de estudos no cemitério (sala com cabines individuais). Confesso que não foi fácil, às vezes sentia uma pressão horrível, como se a universidade fosse algo inalcançável, como se fosse impossível aprender tanta coisa em um tempo tão pequeno! Às vezes consegui me dar uma folga, em ocasiões especiais, como o meu aniversário, aniversário de amigos importantes (os aniversários da Klarinha, da Bibi e da Taty foram incríveis!) e o famoso Kodama de Brasília (Evento de Anime e Mangá). Mas enfim, no meu período de vestibulanda eu tive ajuda de pessoas maravilhosas, e uma muito importante que eu gostaria de citar é a do professor Neto, que me apoiou e me motivou a estudar e continuar dando o meu melhor (Sou tão grata a ele que continuo retornando naquele cursinho especialmente para cumprimentá-lo!), além dele, mantive conversas maravilhosas e filosóficas com o Raimundo e Ismael, e os monitores Padilha, Phúblio e Carol! Agradeço muito a todos! E também à minha irmã Lillian, que me ligou várias vezes para se certificar de que eu estava bem. Também fiz um monte de amigos, Karen, Leonardo, Tamires, Natália e Paulo, este companheiro de ralação e amizade.
Mas além dessas pessoas maravilhosas, tive um grande suporte do Marco. Dias de desespero, de saudade da vida e de todos, de medo de fracassar, de qualquer coisa, ele estava presente, me ligando, aparecendo de surpresa ou mandando um monte de mensagens carinhosas no celular. Em especial, meu namorado me deu grande força, a força que eu precisava para buscar a minha própria força. (Obrigada amor, você me ajudou tanto!) E deu resultado. Fui aprovada para o curso de Pedagogia na Universidade de Brasília (UnB) , e fiquei muito feliz e realizada.
Nas férias de julho, fui visitar a minha avó Therezinha, no Rio de Janeiro, nove dias de muita paciência - Eu a adoro, ela possui 81 anos muito bem vividos, sem rugas ou marcas de velhice, está sempre rindo e brincando, porém fala tanto que ficamos sem sossego! Lá encontrei a minha querida amiga Mare , que me proporcionou um dia lindo! Voltei e passei dias maravilhosos em compahia do meu namorado, onde cultivamos juntos um amor sincero e imenso, aprendendo a compreender e confiar um no outro.
Comecei minhas aulas na UnB. Sou uma caloura, não sei nada! E agora? Aonde ir e o que fazer? Quase que perco minha matrícula nas matérias, não sabia de nada. Mas no primeiro dia de aula, até que consegui me localizar bem. A primeira semana foi mais uma recepção de calouros, por isso não compareci muito - E consegui fugir do trote! Já me bastou o banho de tinta, farinha e ovos que levei no dia do resultado do vestibular...
O início verdadeiro das aulas foi ótimo - já comecei dando o meu melhor, lendo tudo que foi indicado e enchendo o meu caderno de anotações - que sempre me foram úteis. Tive aulas maravilhosas, até com direito a lanchinho e confraternizações, e tive aulas que me deram sono, e que me deram medo. Almocei no Restaurante Universitário, comendo muitas vezes coisas que não me faziam o menor sentido (Tipo um omelete vegetariano sem ovo). Fiz grandes amizades, em especial com uma caloura bem novinha, que entrou aos dezesseis anos na universidade. A Luana fala que nem a minha avó, mas sua compahia é a mais fiel e carinhosa, construímos boas lembranças juntas - e ainda não se comparam com as que ainda virão! Durante o semestre, participei de uma Semana de Extensão, e aí conheci uma área que me interessou demais, a Pedagogia Hospitalar, que por enquanto pretendo levá-la adiante em meus planos universitários.
E o namorado nisso tudo? Ah, se matriculou em um cursinho também, e está dando o melhor dele para ingressar na UnB, em um curso que ele decidiu depois de tantas dúvidas. (Tenho certeza de que dará um biólogo maravilhoso meu amor! ) Mas de qualquer forma, recebi visistas surpresas na universidade, além de encontrá-lo no fim de semana ou em momentos de apertos saudosos.
Ah, como posso me esquecer!? Quando entrei de férias do cursinho, recomecei o meu cooper - só que dessa vez firme e diário, acompanhado de exercícios em casa. E viciei de verdade, a um ponto que eu me sentia com peso na consciência nos dias em que não corria. Todo mundo nota a diferença em mim, a disposição e a estética são completamente outras!
Fim de ano começa a vir...Nossa, quantos trabalhos! Portfólios, relatórios, seminários, provas, livros pra ler...Fiquei doida! Mas dei o meu melhor e tive notas merecidas no fim.
Nessa época eu já começo a ficar mais sonhadora, chegam as festas de fim de ano e a cidade fica toda bonita, me divirto montando árvore de Natal com a minha irmã, e é nessa época que chega de Manaus a minha irmã Lillian, e do Rio a minha avó, para o Natal. Além disso, estão na cidade primos e primas que não vejo a muitos anos!
Pronto, toda a família está aí! Cozinhamos, bebemos, dançamos músicas dos anos 80, 90, atuais...Cantamos no karaokê até músicas japonesas! Brindamos o fim de o ano e o início de outro. Não conseguimos ver os fogos porque a cidade estada completamente lotada.
O ruim é ter que limpar tudo depois...E não é que eu acordei bem disposta pra fazer isso? Pronto, vou começar agora um novo ano cheio de lembranças gostosas e aquelas que eu ainda vou construir.

Gostaria de ter feito mais algumas coisas. Confesso que fiquei afastada de muitos amigos, mas estamos seguindo a nossa vida cada um, dando tudo aquilo que podemos dar. Quero que saibam que não esqueci ninguém, meu coração é enooooorme e tem espaço pra todo mundo!

Taí, minha retrospectiva 2008. Virando a página...!

2 comentários:

Paty Augusto disse...

Um ano que termina, lembranças que ficam... Um ano que começa para construirmos novos caminhos, regarmos sonhos e buscarmos novas conquistas!!!
Um Ano maravilhoso para você, querida! Cheio de realizações e conquistas!!!
Beijos

CM disse...

nyaa lindaaa
que bom que seu ano foi bom ♥ fui citada (adorey horrores)♥ e o melhor foi a omelete de ovo, meo, PQ eh isso o_o tinha gsoto de que? XD
Feliz ano novo maninha querida do coração <3 espero que o ano de 2009 seja melhor ainda pra vc~! *-* Foi MUITO BOM ter te conhecido tbm naruxinha! Vc eh uma amiga muito especial! a pessoa mais meiga que eu conheço!♥
beijão~
;*************