sábado, 22 de agosto de 2009

Newton e a maçã



Por que a maçã é importante? Vocês acham mesmo que Newton passou a pensar na questão da gravidade porque uma fruta caiu em sua cabeça? Pelo menos foi o que ficou para o senso comum. Talvez esse fato apenas tenha ajudado a impulsionar uma idéia que antes já havia sido pensada e estava passando por um processo de desenvolvimento...
Hoje queria falar sobre um tema que gerou certo debate lá na minha aula de "Ensino de Ciências e Tecnologia I". Percebi que temos uma idéia muito superficial sobre a ciência. Qual é a primeira idéia que vem à sua cabeça quando você pensa em um cientista? Pare, pense, e continue lendo.
Cientistas não são apenas aqueles caras velhos, sérios, de jaleco branco, que ficam em um laboratório cheio de tubos coloridos que soltam fumaça como vemos na mídia. Aliás, você já parou para se perguntar se cientista é profissão? Que eu saiba, não há formação nenhuma com esse nome. Peguei uma boa e velha definição da Wikipédia:

"Um cientista, em um sentido mais amplo, se refere a qualquer pessoa que exerça uma atividade sistemática para obter conhecimento ou um indivíduo que se empenha em atividades e tradições que estão ligadas às escolas de pensamento ou filosofia. Em um sentido mais restrito, cientista refere-se a indivíduos que usam o método científico. A pessoa pode ser um especialisa em uma ou mais áreas da ciência."

Ou seja, cientista é qualquer espécie de pesquisador, alguém que busca tudo aquilo que já foi feito para produzir algo novo, que dê ou seja certo. Isso não faz de algum artista, professor, músico...Pesquisadores, cientistas?
Quando imagino um pintor estudando a melhor técnica, o melhor material, o melhor ambiente e a melhor superfície de pintura, sou capaz de ver ciência.
Quando imagino um músico pesquisando os acordes, as notas, os instrumentos certos, o ritmmo, tentando criar algo novo e diferente, vejo ciência.
Quando vejo um professor fazendo cursos para se aprimorar, participando de pesquisas e tentando buscar soluções, vejo muita ciência. E ainda acham que Educação não tem nada a ver com ciência...

Vejo muita ciência pelo mundo afora. A Wikipédia também diz:

"No seu sentido mais amplo, ciência (do Latim scientia, significando "conhecimento") refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemático. Num sentido mais restrito, ciência refere-se a um sistema de adquirir conhecimento baseado no método científico, assim como ao corpo organizado de conhecimento conseguido através de tal pesquisa."

Mas o que é o método ciênfico? Não é "um conjunto de regras para desenvolver uma experiência a fim de produzir novo conhecimento, bem como corrigir e integrar conhecimentos pré-existentes"? Então muita coisa pode ser ciência. E se você pensar em cientistas que conheça, provavelmente serão homens. Não acho que devemos nos ater sempre a "cientificamente testado/comprovado", hoje em dia é tão fácil dizer isso, e todo mundo acredita. Também sou cientista, e estou em busca de muitas coisas novas, estudando e me aprimorando, intuitiva como acredito que muitos cientistas espetaculares sejam e foram! É por isso que eu digo: carpe diem! Experimentem, vivenciem, façam o novo, façam ciência!
Aí sim, verei algum sentido na história de Newton e a maçã.

[Informações adicionais, da Wikipédia também.]

"A história mais popular é a da maçã de Newton. Se por um lado essa história seja mito, o fato é que dela surgiu uma grande oportunidade para se investigar mais sobre a Gravitação Universal. Essa história envolve muito humor e reflexão. Muitas charges sugerem que a maçã bateu realmente na cabeça de Newton, quando este se encontrava num jardim, sentado embaixo de uma macieira, e que seu impacto fez com que, de algum modo, ele ficasse ciente da força da gravidade, como se perguntasse: "por que em vez da maçã flutuar, ela caiu?". A pergunta não era se a gravidade existia, mas se se estenderia tão longe da Terra que poderia também ser a força que prende a Lua à sua órbita. Newton mostrou que se a força diminuísse com o quadrado inverso da distância, poderia então calcular corretamente o período orbital da Lua. Ele supôs ainda que a mesma força seria responsável pelo movimento orbital de outros corpos, criando assim o conceito de "gravitação universal"."

5 comentários:

Cléber Vaz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cléber Vaz disse...

Eu sempre achei um absurdo um cara chegar a conclusão da gravidade pela coincidência de uma maçã na cabeça. Parece meio lunático adotar paradigmas num instante né? Seja como for, artistas são mais cientistas do que a sociedade julga. Deveríamos ser nomeados "observadores sociais da ciência dos sentimentos alheios". (Ou quase isso).

Cléber Vaz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luiza Callafange disse...

Gostei do nome...só que é muito grande. :P

Paty Augusto disse...

Bela reflexão, menina!

Cientista é todo aquele que pega um idéia simples ou absurda e consegue comprovar sua veracidade... Pode ser qualquer um de nós, basta fazer!

Beijos