Esse ano realizei um dos meus maiores sonhos: sair de casa e exercer minha independência! Meu grito de liberdade se deu há 3 meses, quando após passar cerca de 2 anos fazendo planos, resolvi que era hora.
Sempre quis experimentar o gostinho de morar sozinha, de poder organizar uma casa do meu jeito e de ser responsável pelas minhas escolhas.
Quais os critérios de busca?
Procurava por apartamentos não apenas em conta, mas que pudessem me oferecer algumas coisas: comodidade, praticidade, segurança, espaço suficiente para se viver de formar tranquila e agradável.
Onde eu procurava?
Principalmente em sites como
Wimoveis ou
LugarCerto, mas também acompanhava anúncios espalhados pela área em que eu queria morar, que era no Plano Piloto do DF, sobretudo Asa Sul e Asa Norte. Até que no início de 2013 eu encontrei um anúncio de um lugar chamado Condomínio South Beach:
A primeira coisa a me chamar atenção foi o descampado verde que se estendia em trilha pelo condomínio, bem cuidado e bem alegre. Em segundo lugar, varandas, não sei explicar o porquê, mas eu as adoro. Uma amiga disse uma frase bem interessante: as varandas nos dão a sensação de estar fora de casa um pouco. Além disso, não tem como começar num lugar muito grande, e esse condomínio possui kits de cerca de 30 a 44 metros quadrados. Geralmente as quitinetes possuem uma salinha conjugada com cozinha e um quarto com banheiro, mas nesse lugar vim um diferencial: a possibilidade de encontrar espaços variados e fora do padrão, uma varandinha grande, terceiro ambiente para eu fazer outras coisas como estender roupas ou providenciar um espaço separado e higiênico para meu filho felino. Além disso, achei legal o fato do banheiro estar separado do quarto, assim as visitas não são obrigadas a entrar num cômodo que em minha opinião é mais íntimo e pessoal.
Como eu soube que era o lugar certo?
Lembro-me na primeira visita a esse condomínio contemplar um imóvel cheio de armários e com uma varanda fresquinha e gostosa, foi amor à primeira vista. Repeti para mim mesma: é aqui que eu vou morar!
Desde então passei um tempo de olho nas oportunidades que surgiam nesse condomínio, e também juntando algumas coisinhas para a futura casa: forninho, liquidificador, potinhos, coisinhas do dia a dia. Aos poucos elas foram aumentando, junto com a vontade de organizá-las e usá-las. E então, no final de maio de 2014 encontrei o anúncio: um apartamento com mais armários do que aquele que vi uma vez, e a mesma varanda grande. Tinha que ser meu! O anúncio foi lançado e no mesmo dia marquei de visitar o imóvel. Como boas oportunidades se vão rápido, logo reservei e providenciei a documentação para alugá-lo. Aos poucos fui organizando tudo, e aqui estou eu!
|
Sala. Já mudei um pouquinho, trocando capa de sofá e almofadas. Notem a varanda lá fora, propriamente telada e segura para o Tito! |
|
Hall de entrada e parte da cozinha. Primeiro OpenHouse! |
|
Melhor enfeite! Abaixo a cozinha e uma das primeiras experiências culinárias de uma recém dona de casa: |
|
|
|
Como eu me preparei para deixar o ninho?
Nenhuma mudança é fácil, sempre deixamos alguma coisa para trás, sempre precisamos pensar em todas as possibilidades e saber que não importam as decisões que tomemos, sempre haverão consequências. Nem sempre recebemos apoio dos pais, portanto temos que ter certeza do que queremos e de como iremos alcançar esses objetivos. Papai num queria largar a filhotinha de jeeeeito nenhum! Mas era hora, e mesmo ele achando que eu não ia dar conta, eu acreditava em mim mesma.
A primeira coisa para mim foi pensar no que eu faria para me manter. Morar no Plano Piloto é mais caro, mas também é mais perto de tudo: hospital, escola, família. Tinha que ser um emprego que pagasse o suficiente para que mesmo com as despesas do aluguel, do condomínio, da luz, do telefone, ainda sobrasse metade, pois temos outros gastos como comida, transporte, saúde, lazer e outros. Nesse "outros", temos a segunda coisa: saiba que sempre acontecem imprevistos: carro e casa precisam de manutenção, as coisas quebram ou precisam ser substituídas, ficamos doentes, perdemos objetos, somos roubados, etc. Foi só sair de casa que o carro quebrou, meu filhote teve reação alérgica à ração de sabor salmão, meu telefone foi roubado e tive que pagar mais de duas vezes o valor da conta de internet porque cobraram uma taxa que não foi passada no contrato (mas fui ressarcida nas próximas contas!). Imprevistos acontecem e precisamos estar preparados para eles. Juntar um pouco de dinheiro para facilitar a compra dos móveis e os possíveis imprevistos é a melhor coisa a se fazer. E comprar algumas coisinhas antes também vale, pra mim foi ótimo! Terceiro passo: Atenção! É necessário estar atento a tudo, verificar se as contas estão corretas, analisar todos os boletos e todas as taxas cobradas, pois deslizes acontecem e não somos nós que temos sempre que pagar por eles...!
Quarto passo, importante, agora você tem mais responsabilidades, mais contas a pagar e uma casa a administrar. Você precisa saber que suas roupas sujas não aparecerão limpas e passadas no seu armário, a geladeira não se encherá de comidas gostosas e bem preparadas, a casa não brilhará em limpeza magicamente - TUDO depende de você! Mesmo que possa pagar alguém para fazer tudo isso, alguma hora você terá de se virar sozinho. Aprenda tudo, um pouquinho de costura, teste receitas, aprenda truques de limpeza de roupa, de objetos e da casa, qualquer experiência será importante na hora da prática diária, os erros, os acertos e as artimanhas de se viver só! E nada de preconceito, homens e mulheres podem fazer as mesmas coisas em casa!
Quinto passo: Organize suas contas para ter tudo sob controle. Faça planilhas em Excel, use aplicativos de gerência de compras como o
Globo News, guarde todos os comprovantes de pagamento e faça pastinhas separadas por assunto, como Saúde, Contas, Documentos Pessoais (Certidões, Passaporte, etc) e Profissão (currículo, diplomas, certificados e outros). Eu fazia planilhas antes de sair de casa, gerenciando meus gastos e fazendo uma previsão dos futuros. Depois de sair, isso se fez mais importante ainda!
Como está sendo morar sozinha?
Uma delícia! Estou brincando de casinha na vida real, deixando tudo limpinho, arrumadinho, organizando meus horários e minhas refeições conforme minhas necessidades, fazendo tudo o que eu tenho vontade de fazer! Andar destrambelhada, ouvir música, ver filme, ler na cama, no sofá, estudar, brincar com o meu gato, ter o bichinho que eu quiser, separar o lixo do jeito que eu acho mais ecologicamente correto, aproveitar as sobras e as oportunidades para criar e inventar coisas maravilhosas. Ah, é tudo o que eu queria, incluindo a parte do trabalho braçal de embelezar o ambiente com limpeza e harmonia!
|
Preguicinha. O apê não bate sol e é GELADO! |
|
|
Quais dicas você pode dar para quem está começando como você?
Além das que eu já fui falando antes, vamos por partes:
Alimentação:
1 - Tento mantê-la saudável. Faço arroz e verduras para a semana inteira e no dia a dia me atento apenas às carnes, sempre com pouca ou nenhuma fritura.
2 -Para uma rotina apertada, uma dica de arroz branco: lave bem uma xícara de arroz, adicione em um pote longo e resistente (uso o de sorvete) com mais 3 xícaras de água, ponha uma colher rasa de sal e 1/3 de colher de alho picado ou frito a gosto. Ponha no microondas com tampa entreaberta ou tampa de microondas furada e cozinhe por exatos 17 minutos. Depois, deixe mais cinco para esfriar um pouco e depois solte o arroz com o garfo. Prontinho! Dura uma semana inteira para uma pessoa. O arroz parboilizado demora mais, cerca de 30 minutos, e o integral cerca de 40 ou mais, dependendo da potência do seu microondas.
3 - Compre poucas verduras, legumes e frutas, sempre a quantidade que você acha que vai dar conta em uma semana, mais que isso as coisas estragam e você desperdiça. Todas essas coisas - e pão - são compras semanais para que se tenha alimentos frescos e saudáveis por todo o mês.
4 - Pesquise preços. Eu faço compras em cerca de 5 supermercados, cada um com uma peculiaridade: um é bom e tem o preço melhor para comprar carne, o outro para verduras, o outro para condimentos, etc. Fazer compras em vários mercados dá um pouquinho de mais trabalho mas garante produtos mais em conta e com melhor qualidade.
Limpeza:
5 - Uma dica que eu
amei descobrir: tenho uma grill elétrica, toda fez que faço carnes ela produz sujeira de gordura e partes tostadas. Para não estragar superfícies antiaderentes, coloque de molho na água fria ou morna com um pouquinho de sabão em pó: em pouco tempo tudo magicamente se desprende da panela e fica bem fácil de limpar!
6 - Para pessoas alérgicas como eu, que moram em casa fria e que precisam de tapetes, além de adorar gatos e livros, é importante manter a limpeza constante, portanto indico sim o uso diário de aspirador. A poeira se acumula todos os dias, então, ponha-a pra fora!
7 - Assim como perdemos cabelos, os bichinhos perdem pêlos. A melhor forma de evitá-los é usar diariamente escovinhas boas como a
Furminator e suas falsificações (a minha eu comprei da
China e é ótima!). Outra coisa é comprar um
suplemento vitamínico mineral para gatos, evita a queda de pêlos, você põe uma gotinha na patinha e eles mesmos lambem. Fácil e prático!
Utilidades:
8 - Essa é para quem mora especialmente em Brasília: comprem utensílios no Taguacenter, em Taguatinga Norte. Lá eu encontrei
muita coisa boa, barata e por preços absurdamente bons! Como qualquer feira, tem que saber procurar, gastar algumas horas comparando qualidade e preço, mas vale a pena! Na Feira dos Importados achei um conjuntinho lindo de xícaras de café por R$55, e o mesmo produto no Taguacenter me saiu a R$16,90! Vale muito a pena!
|
Curtindo o friozinho de casa! |
Ah, é isso, estou muito satisfeita, adoro receber os amigos e estou pronta para realizar meus próximos objetivos!
|
Tito curtindo uma preguicinha com a amiga, Bel. ZzzZZ... |