terça-feira, 19 de agosto de 2014

Vosa: Meu exemplo de vida!

Hoje vim falar de alguém que tenho orgulho, carinho, amor e muito respeito. Alguém que me ensinou a essência da vida. No dia 28 de julho de 2014, uma pessoa linda, alegre, cheia de vida e cheia de alegria decidiu que era hora de partir para junto de Deus.

Therezinha Callafange, mãe da minha mãe, como ela dizia, minha mãe duas vezes. Apesar dos 86 anos bem vividos, ainda a via como nas histórias que ela contava: uma adolescente super romântica de 19 anos, pernambucana arretada, apaixonada por frevo e bolero, frequentadora de baile, poeta de botequim, cantora famosa de banheiro, arrasadora de corações, humorista de todos os momentos e minha correspondente preferida de cartas. Minha vosa linda.


Em meus 24 anos de vida, minha avó sempre se mostrou uma pessoa alegre, apaixonada pela vida e pelos seus pequenos prazeres. Na casa dos 80 ainda era assídua em clubes e festas, dançava e cantava pela casa e fazia exercício todos os dias, com uma bicicleta ergométrica e um fone de ouvido repleto de canções e histórias de amor.


Foi tão triste te ver assim, doente, debilitada, querendo seguir adiante mas com um corpo que já não te permitia fazer todas as coisas. O corpo resistiu e o espírito cedeu, e te vimos adormecida eternamente, desprovida daquele coração palpitante e sangue quente! Seu corpo já não mais suportava um espírito tão cheio de vida e teve de libertá-lo e livrá-lo de quaisquer complicações que poderiam vir!
Vosa, eu nunca tinha ido ao cemitério, mas por você eu fui. Ver sua pele tão branquinha de outros tons, seus olhos fechados para sempre, e ainda assim, vimos uma beleza que já não víamos há tempos, afogada em doença e solidão. Tão linda minha avó! Cabelo arrumadinho, roupa colorida, anéis, santinhos nas mãos, e muitas, muitas flores em volta, românticas como você e como eu.

Tudo aquilo que você viveu, a paixão na adolescência que carregou até os últimos dias de vida, as piadas, as danças, as cantigas que, afinada, adorava apresentar, a vaidade que tinha, o cuidado com o corpo, com a pele, o perfume, as joias glamourosas, os anos orgulhosos de serviço público prestado ao INSS, seu catolicismo desenfreado, tudo que você era e tudo o que você construiu se foi, se apagou, sumiu como uma chama que o vento extinguiu completamente. Despedi-me com um beijo na sua testa, já fria, e continuo orando pela sua recuperação e paz eterna. Tudo o que ficou foi a sua alegria, seus sorrisos e a sua vontade de viver. Seu romantismo, sua paixão e as nossas melhores e mais alegres lembranças.

Agradeço a Deus por te trazer para passar seus últimos momentos conosco. Por te ver velhinha e feliz, risonha e bobinha, aquela vosa de sempre, que eu conheci e tive a alegria de conviver.

Dizer adeus a alguém importante dói porque não existe despedida sem dor. Meu adeus não é eterno, vosa, meu amor por você perpassa vidas e algum dia nos encontraremos novamente. Espero reencontrá-la linda linda e radiante como você sempre foi para mim em vida. A amo muito! Peço a Deus que a proteja, a guie e a ilumine!

E claro, por fim deixo a nossa música, não que brigássemos, mas gostávamos muito de cantá-la juntas.


Um comentário:

Luana P. (petite-luana) disse...

As suas feições a lembra, Lu. (:
Ela parecia mesmo uma pessoa incrível pelo que você comentou, o que apenas denota que em vida fez tudo valer a pena, sabe? Sinto muito pela sua perda, mas fico feliz de algum modo por você ter conseguido estar próxima de sua avózinha em seus últimos momentos, aproveitado sua companhia e mantido as boas lembranças. Meu avôzinho está bem, eu apenas tenho me dado conta do quão velhinho ele está, e como o tempo é cruel. Você tem toda a razão sobre este tipo de sonho, eles vem por um motivo e acredito que seja este que você comentou: nos preparar. Agradeço muito pelo seu carinho e toda atenção, e digo o mesmo à você, se precisar conversar pode me procurar. (:
Obrigada, mesmo. ♥