terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Doe vida!




Ontem fui doar sangue. Tentei postar mas as vezes meu computador não colabora com nenhum site do Google...

Pois bem, foi suuuper legal! Realizei uma das minhas metas para os próximos tempos, e definitivamente pretendo me tornar uma doadora de carteirinha!
Foi bem assim, eu cheguei, disse que queria doar sangue, aí o atendente me encaminhou para um médico que me pesou, picou meu dedo, tirou um tantinho de sangue e fez um teste que eu não sei o que é, e depois me encaminhou para um outro médico que me aplicou um questionário sobre meu histórico de saúde. Daí depois eu recebi um lanchinho de biscoito de maisena e suco, e depois de comer, fui chamada, e a enfermeira que me atendeu era um amor!
A agulha é grossa que só, mas a pontinha é fina, por isso, é só uma picadinha, nem dói. Doei 497 ml, parece que não tem aceitam 500 porque não cabe na bolsinha e por causa da coagulação do sangue.
A retirada do meu sangue demorou nove minutos. Precisei ficar apertando uma bolinha pro fluxo aumentar. Depois, usei um algodão para pressionar o local onde foi injetada a agulha, e depois aquele curativo pequeno e redondo. Ao final, recebi um super lanche que contava com uma maçã, um iogurte de côco, um suco de morango e um pão careca (de cachorro quente) grande com queijo, presunto e manteiga. Banquete!
E ainda, o melhor: Não tive nenhuma reação ou efeito colateral, no máximo, um soninho e mais sede. Nas próximas doze horas à doação não se pode realizar atividades físicas e deve-se beber bastante líquido. O site do Hemocentro de Brasília tem todas as explicações para quem ficar interessado.

É como dizem... Doe sangue e salve vidas!
Acho que o meu atual estágio supervisionado no hospital também me motivou a isso. Mas com certeza é uma ideia que deve ser praticada!

3 comentários:

Paty Augusto disse...

Muito bem, bem vinda ao clube!!! Eu sou doadora de carteirinha desde os 19 anos e sempre que posso, passo no hospital para realizar esse ato.
Se todos pudessem fazer isso, só isso, imagina quanta ajuda os necessitados teriam?

PS: A picadinha no dedo é para testar se você não está anêmica, se vc estiver, não pode doar.

Luiza Callafange disse...

Ahh obrigada por tirara a dúvida Paty! Mas eles não falam na hora... E se eu estiver? Eles jogam fora o sangue? o.O
E só pode doar de 3 em 3 meses... Não é sempre que podemos xD hehe

Mare Soares disse...

Eu parabenizo vcs. @@
Acho lindo e importante, mas não consigo. Eu passo mal só de pensar em agulha (vide leitura desse post) e desmaio com injeção @@