domingo, 31 de janeiro de 2010

A lição de Veronika.

Eu assisti ao filme "Veronika decide morrer" esse dias.
Apesar de ser um filme estrangeiro, a obra base é do nosso ator brasileiro Paulo Coelho...Ainda não tive a chance de ler o livro, mas depois de vislumbrar a história cinematográfica, com certeza o farei, principalmente porque geralmente os livros são melhores do que os filmes...

Bom, antes de tudo, vou avisando que vou falar de alguns spoilers. Para quem não sabe, spoiler é quando a gente não omite os fatos da história, quando contamos mesmo, então é bom para: curiosos, pessoas que já conhecem a história e pessoas que não se importam em saber antes. Se você se encaixa em qualquer um desses três perfis, fique a vontade! Senão, recomendo ler o livro ou assistir ao filme antes de continuar...Tem sinopse na Wikipédia http://pt.wikipedia.org/wiki/Veronika_decide_morrer e o trailer abaixo:



__________________________

O filme é realmente incrível e intenso...Não achei que me interessaria porque no começo parece ser muito monótono, mas a própria situação é curiosa...Por que ela decide morrer? Por que ela sobrevive? Por que ela vai parar naquela clínica?
O que eu quero chamar atenção aqui é para a lição do filme...Pois o médico que cuidava daquela clínica psiquiátrica disse à Veronika que ela tinha se prejudicado ao tentar se matar e que só iria viver alguns dias...E isso foi apenas uma forma de ele impulsioná-la a viver todos os dias com toda a intensidade de se saber que pode ser o último dia de sua vida...
Será que todos nós precisamos disso? Precisamos saber que vamos morrer em pouco tempo para valor ao que temos, para aproveitar o que não aproveitamos, para fazer da vida a vida imensa que é? Eu vivo dizendo nesse blog: Carpe Diem, carpe diem!!! Você realmente sabe o que significa isso?
Carpe diem significa não deixar que a sua vida seja uma rotina, é dar valor às pequenas coisas mas saber que o novo é o que sempre dá mais brilho ao que já se tem...Que experimentar o inesperado por ser realmente inesperado, que aqueles momentos insanos e maravilhosos que temos devem ser aproveitados como se fossem os últimos, porque com certeza pessoas dariam tudo para ter esses momentos...! E não os fazem porque o medo é maior, maior do que essa forma de encarar a vida, essa forma louca que faz com que a vida pareça sim ter todo o sentido possível!


Dançar e cantar bem alto na rua. Correr até as pernas não aguentarem. Dar adeus aos ônibus e gastar um dia inteiro andando pela cidade. Comer chocolate. Assistir seriados coreanos. Seriados japoneses. Filmes românticos, comédias...Romance em livros! Ficção. Beber Smirnoff Ice. Rebolar e dançar ouvindo Shakira. Comer pão com sorvete. Escrever coisas aleatórias. Fazer desenhos. Seduzir ele. Sorrir para pessoas desconhecidas. Dar abraços apertados. Experimentar receitas novas. Fazer petit gateau! Fazer amor. Comprar uma coisa bem legal pra você sem pensar duas vezes. Tirar fotos. Revelar fotos! Dar flores. Fazer um tour pela sua própria cidade. Olhar todos os livros possíveis da livraria. Presentear pessoas. Ligar para os amigos. Jogar UNO e Imagem & Ação. Sex on the beach mais doce. Baixar todos os filmes nostálgicos pra assistir. Desenhar. Se arrumar. Fazer piquenique debaixo do prédio. Subir em árvores.

Meu Deus! Tantas coisas bobas e...maravilhosas!

Um comentário:

Paty Augusto disse...

Poxa... acabei ficando com vontade de conhecer a história de Veronika. Minha irmã já tinha me recomendado o livro, mas não me animei a ler. Agora, seja o livro ou o filme, vou buscar para me inteirar a respeito...
Ótimas sugestões para todos poderem "Aproveitar o dia".
Um bom ano prá você, menina e obrigada pela visita no Palavras. Volte sempre!!! =)