terça-feira, 9 de agosto de 2011

Prêmios e Castigos


Minha mãe me mandou um email:

PRÊMIOS E CASTIGOS

Conta-se que uma menina muito estudiosa, ao ser promovida à série seguinte na escola com ótimo aproveitamento, perguntou ao seu pai:
— Papai, qual o presente que irei receber do senhor, pela minha promoção na Escola?
— Nenhum, minha filha! respondeu o pai com naturalidade.
— Como assim, meu pai? Então não mereço uma recompensa pelo meu esforço nos estudos?
— Filha querida, você vai à escola para estudar e assim, o trabalho desempenhado com as tarefas escolares e o esforço despendido para alcançar essa excelente promoção, que merece os nossos aplausos, nada mais representam do que o cumprimento do seu dever, demonstrando a sua responsabilidade da palavra empenhada por ocasião da sua matrícula. Portanto, não há motivo para receber presente como recompensa, entendeu?
— Compreendo meu pai, eu não tinha pensado nisso, e agradeço-lhe o ensinamento.
O estudo com os trabalhos decorrentes do desenvolvimento do processo educativo, constituindo um dever atural na vida do estudante, não se justifica oferecer prêmios pela promoção no fim do período escolar.
A verdadeira educação não recompensa e nem castiga.
As lições ministradas pelos professores, e especialmente o seu exemplo, demonstrado em seu comportamento, seguindo o fenômeno natural da aprendizagem, irão penetrando na mente do aprendiz, para a conquista da sua responsabilidade pessoal.
Quantas vezes presenciamos as escolas concederem prêmios aos alunos que são classificados nos primeiros lugares, colocando os seus nomes no "quadro de honra" ou mesmo, oferecendo presentes, e ainda, sendo também agraciados aqueles que mantiveram a freqüência integral!
Analisando as condições dos premiados, e comparando com as dos outros alunos, chegaremos a conclusões que preocupam qualquer educador. Atentemos para as diferenças individuais, o grau de inteligência, o sistema de vida da família, as condições de saúde, que sem dúvida, exercem a maior influência na aprendizagem.
Desta forma, às vezes, a criança que obteve menor classificação se esforçou talvez muito mais, do que aquela mais bem dotada de inteligência e que vive uma situação mais equilibrada, podendo ass imilar melhor as lições apresentadas nas aulas.
Os pais e educadores devem transmitir à criança as noções de responsabilidade no estudo, fazendo-a sentir a necessidade do conhecimento para a evolução do seu espírito.
Assim sendo, a criança compreenderá que o aproveitamento escolar é uma conseqüência natural do estudo metódico e perseverante, promovido pelo seu esforço e pela freqüência regular às aulas. Não será, então, pelo interesse dos prêmios e presentes que se aplicará nos estudos, realizando uma aprendizagem consciente, isenta de orgulho e vaidade.
E, quando houver a falta do cumprimento das tarefas determinadas, o professor deverá oferecer ao aluno uma nova oportunidade para a elaboração do trabalho exigido, explicando-lhe que não representa um castigo, mas apenas a necessidade do atendimento dos deveres estabelecidos.
Logo, concluímos que, nem prêmios nem castigos, mas sim, a formação do caráter, no sentido de plasmar no espírito infantil o senso da responsabilidade, com as idéias do respeito e da dignidade humana.
(“Crianças e Jovens”, de Izabel Bueno)



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Fiquei pensando nesse texto. Vocês concordam com ele? Assim, eu também acho que a escola sempre focar nos melhores visando à imagem da instituição é um absurdo, o mundo não se globalizou e desenvolveu só pelas mãos dos mais inteligentes e primeiros da turma, Albert Einstein só destacou nas séries finais, tinha dificuldades de fala no começo; Pablo Picasso tinha dificuldades com a escrita, Agatha Christie, escritora de mistérios, tinha dificuldade pra ler e escrever, e tantas outras pessoas foram imperfeitas em sua trajetória escolar! Isso não lhes tirou nenhum mérito no futuro!
Eu não acho que a escola tem que focar nos melhores, ela tem que focar em todos, eu sempre me esforcei muito apesar de não ser a primeira e não ter esse reconhecimento muitas vezes - tive, e era muito bom sim, me motivava a continuar tentando! O que faz diferença mesmo é o carinho que você recebe por ser você, por se esforçar à sua maneira, não importa se você tem dificuldade ou não, todos nós temos direito de nos desenvolvermos, mesmo que sejam de formas diferentes!
Não acho que devemos deixar de parabenizar uma criança que conseguiu se sair bem na escola. A questão não é dar sempre alguma coisa por esse mérito, mas reconhecer que as vezes o esforço foi dobrado e que a criança merece uma palavra de carinho, afinal, imagina nunca sermos promovidos em nossos trabalhos, nunca ganharmos um dia de folga, nunca sermos reconhecidos por quem somos e fazemos? Não acho que devemos ser extremistas nem de um lado nem de outro. Eu como pedagoga reconheço o esforço de todos, mesmo da criança mais difícil de conviver mas que de uma forma ou de outra é capaz de se mostrar uma pessoa melhor quando é valorizada. Todos nós merecemos atenção, carinho e reconhecimento. Todos.

Sobre isso, recomendo o meu filme preferido pra vocês, "Estrelas na Terra: toda criança é especial", ou o título original, Taare Zameen Par, um filme indiano que conta a história de um menininho com dislexia que sempre era excluído na escola por nunca aprender a ler ou escrever, até que ele entra em depressão profunda por ser desprezado pelos professores e pais, por sentir falta de alguém que olhasse aquilo que ele tem de bom. Até que aparece alguém assim, e transforma tudo! Ai, meu olho enche d'água, rs! Não vou contar não, nesse link tem um pouco mais sobre o filme e tem um trailer, e no youtube tem o filme fragmentado em partes, a começar por esta.



Ai quero ver de novo! É um filme assim que sensibiliza qualquer pessoa! Assisti acredito que umas cinco vezes, e todas me arrancou lágrimas! Uma delas foi junto com o meu pai, meu avô e meu irmão, TODOS choraram! Rs!
Sério, assistam!!! *_* Vale a pena. Não tem ele nas locadoras porque ele nunca veio ao Brasil, mas é por isso que temos internet!

2 comentários:

Juliana Demos disse...

obrigada pelo comentário lá no blog -*

blogjulinamyworld.blogspot.com
@Juhdemos

TJ SURDO disse...

atenciosa da familia dever desempenhado bem que as crianças estudar e o trabalho com as tarefas escolares e o esforço em exclente aunos(as).
gostei muito ensinar coisas disciplinas para os alunos aprender é boa cabeção .riso