sexta-feira, 29 de julho de 2011

Marco Histórico: Harry Potter!

Bom, é claro que eu tinha que fazer uma postagem dedicada à série que acompanhei em livro e em filme desde os meus dez anos de vida, certo?
Lembro-me muito bem da primeira vez que li Harry Potter. Estava no Rio de Janeiro de férias, na casa da minha avó, e o levei junto para ler, pois minha irmã Lillian já havia lido e me indicou. Foi amor à primeira vista, aquela coisa mágica, maluca, cheia de histórias e cervejas amanteigadas...(Sempre quis provar uma!)
Cada ano em que saía o livro eu o devorava como um doce; Lembro-me de ler até tarde, receber bronca da minha mãe por ainda estar acordada, e quando as luzes se apagavam, acender uma lanterna e continuar lendo escondida... Lembro sempre de ler almoçando, ler trocando de roupa, ler compulsivamente.
No dia 16 de novembro de 2001, lançaram o primeiro filme. Achei o máximo ver um filme de um livro que eu gostei tanto, apesar de sentir saudade de trechos, personagens e momentos que a literatura trouxe e o filme não. Mas acabei me acostumando, pois todos os outros filmes correram muito com os acontecimentos que os livros traziam nas 500, 600 páginas bem descritas e detalhadas...Impossível acompanhar com tamanha verossimilhança! Era sempre divertido também comparar em quanto tempo as pessoas haviam lido os livros... Lembro de ler "A Ordem da Fênix" em três dias e sair me gabando disso...


Ahn mas era muito bom ter aquela expectativa louca de ver como o filme ia mostrar os fatos narrados por Joanne Kathleen Rowling! Sempre procurei ir nas estréias e pré-estréias, para matar a ansiedade louca de ver minha imaginação ganhar vida nas telas do cinema!

Mas isso não vai mais acontecer...

No dia 14 de junho de 2011 fui assistir à pré estréia do último filme, Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte II. O coração fica a mil com aquela musiquinha básica do John Williams, Hedwig's Theme. Cheguei às 18:30 no shopping, havia comprado meus ingressos antecipadamente, mas como não dava para comprar lugar marcado, nos concentramos em filas amontoadas e absurdas até a hora da porta de vidro se abrir, 00:01. Não podíamos sentar no chão, não podíamos sair da fila, todos em euforia e vibração intensa. Conversei horas com um grupo de fãns e depois me assustei ao ver que elas só tinham 13, 14 anos. Eu ali, parecendo uma delas, com aquela adolescência de leituras e estréias assíduas reavivada. Achei o máximo pela idade, cor, sexo, gênero, nacionalidade não ter diferencial nenhum quando se trata de uma paixão em comum, e fiquei feliz porque a minha adolescência ainda sobreviveu por várias gerações com essa história tão divertida e magnífica!
Ah, não podia deixar de citar, fomos fotografadas e ganhamos jornal da Potterish, o maior site brasileiro de Harry Potter Brasileiro, com noticias, fanfics, fics, galeria de imagens, videos e tudo sobre JK Rowling e os filmes. Como eles dizem, o filme acabou, mas eles continuam...!
Quando a porta abriu, foi uma gritaria que só. Formamos filas dos filmes dublado/legendado, e aos poucos fomos entrando. Graças ao empenho meu e da minha irmã, conseguimos um bom lugar pra sentar. A emoção foi tanta que ela até chorou (coisa raríssima em filmes!), todos ficamos elétricos com cada acontecimento do filme e o tempo voou como um segundo de prazer... Quando nos demos conta, 2:30 da manhã, fim de tudo, pessoas desesperadas, aos prantos, felizes, e hora de voltar para casa.
O sonho acabou? Eu acho que não. Se na minha época me cativou tanto e ainda cativou tantas eras, o que dirá mais algumas? Parabéns J.K. Rowling! Você conseguiu fazer pessoas do mundo inteiro se unirem por sua história! Quem diria que ela surgiu numa viagem de trem, quando a vida estava difícil e havia filhos para sustentar...
Hoje ela realizou o sonho de escrever um livro e é uma das escritoras mais ricas do mundo. Fez por onde!

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu tbm gosto mto de Harry Potter, por se tratar de uma história de luta, em que o bem vence o mal através de jovens persistentes à fazer justiça. Li todos os livros, assisti a todos os filmes e sempre que tenho uma oportunidade revejo e leio novamente.