segunda-feira, 30 de junho de 2008

Você já olhou para o céu hoje?



"Você é apenas um pontinho minúsculo, que ousa saber que é feito da mesma matéria das estrelas, mas insignificante, no meio da imensidão de muitas galáxias que você está vendo no céu. Ao mesmo tempo, esse firmamemento que o encanta é apenas o reflexo do passado. A luz do astros viajou milhões ou bilhões de anos terrestres para chegar até aqui. O que você está vendo é um céu de diferentes idades, variando as idades com a distância de cada corpo celeste que você consegue ver a olho nu. Contemplando o cosmos, tudo o que vemos é passado.
(...)
A emoção que nos causa um céu realmente estrelado, daqueles que só podemos ver ao longe das grandes cidades e, preferencialmente, na montanha, é algo difícil de descrever. Se nos dispusermos a deitar no chão e fitar o firmamento por algum tempo, logo nos sentiremos mergulhados nele, como se as estrelas nos abraçassem, como se velhas conhecidas.
Esse é um caminho para viver os mágicos momentos de harmonia, ou de sintonia, com a natureza, com o mistério da nossa vida, do qual fugimos sempre, fingindo-nos imortais e muito ocupados com a nossa sociedade."

Eis aí um trecho interessante do livro que estou lendo: "...Todas as mulheres são bruxas", de Isabel Vasconcellos. Não julguem o título, é um livro maravilhoso com lições muito importantes que todos deveriam ter ao menos uma ligeira noção. Enfim, aqui coloco o devaneio que tal leitura me provocou. Na verdade, cada capítulo explicativo me cria idéias para escrever, mas muitas vezes acabo deixando-as ao léu, e acabo por não compartilhá-lhas. Minhas sinceras desculpas, leitores, realmente acabamos "fugindo" das coisas sem nos dar conta...

Mas então. Você já olhou para o céu hoje? Sempre me pego obcecada por tal arte da natureza. Sempre me perguntei muito por quê o céu é azul. A resposta está em como os raios solares interagem com a nossa atmosfera terrestre, e aqui posso afirmar que nem sempre o céu é azul, tanto que o vemos negro à noite ou até avermelhado ao pôr do sol. Mas o céu...É esplêndido, seja como for.
Vocês já se perderam no céu? Não há um dia em que eu não o contemplo, há sempre uma janela aonde eu estiver para o fazer. Não importa o tempo em que o observe, me dá sempre uma sensação de paz e tranquilidade, que nem aqueles dias em que ficamos em contato direto com a natureza. Acho que somos muito estressados com a vida cotidiana e muitos de nós acabam não dando valor a essas pequenas coisas...Eu disse pequenas? Não, não mesmo...O céu é imenso! Olha só, parece que não acaba!
Este é realmente um devaneio...Que assunto estranho, é só o céu oras! Mas...Teimo em dizer que "só" o céu...já é um meio maravilhoso de me acalmar, de me relaxar. Por que não para outros?
Ué Luiza, mas e os dias nublados? Adoro eles também. Há muitos anos atrás, escrevi bem assim no meu caderno de escola:
"Chuva são lágrimas de uma planeta que chora por falta de cuidado e valor"
Poético...Mas hoje, já digo que a chuva é linda, como dito em um devaneio anterior, pode até ilibar todo o mal, ajuda a vida a crescer, ainda que as vezes venha a provocar dilúvios...Que todos os que foram prejudicados com eles me desculpem, mas os dilúvios também são necessários...Infelizmente, as pessoas de nosso mundo precisam de dor também para que possam aprender. E mesmo assim, há ainda as que não captam as mensagens que as tragédias da Terra nos trazem.
Algumas vezes em que me vi frustrada com algo, olhei lá fora e vi o céu conturbado, como se ficasse zangado pelo meu sentimento ruim e tentasse me corresponder, me consolar. A chuva que ele me traz também me faz dormir mais aconchegada. O sol que nasce na alvorada também entra no meu quarto para me dar bom dia. As estrelas estão sempre ali, sábias e antigas, brilhando para nós, como se zelassem por nós. E é ali no céu que vejo o meu astro mais querido, a lua linda que resplandesce na noite que cai.
Pintura viva...Cheia de algodões com mil formatos que já tanto brinquei, ou até mesmo o belo azul nu, rosa, vermelho, laranja e amarelo. Tão bonito o céu!
Você já olhou para o céu hoje?

5 comentários:

Poi-pon disse...

Nossa, não tem coisa mais linda que olhar para o céu...! Amo ver as estrelas...! Aqui onde moro dá pra ver com bastante nitidez pq eh escuro de noite, bem mais do que no centro :)

Anônimo disse...

Nossa... tem toda a razão... sempre olho o seu também... e viajo vendo as nuvens em suas diferentes formas... O céu é mesmo incrível...

Marinho disse...

"Maravilhosa Senhora da Lua,
tu que saúdas o crepúsculo com beijos prateados,
Senhora da Noite e de todas as Mágikas.
Que passeias nas nuvens nos céus escurecidos
e jogas luz sobre a Terra"

Uma oração muito antiga que tem alguns séculos...
Mas atual para todos que sabem apreciar a noite e suas belezas. Seus encantos e mistérios... Suas revelações...
Boa noite, minha poeta!

Deise Daros disse...

Hoje ele está nublado, frio!
No entanto me presenteou, ontem, com uma noite bastante estrelada.
Adoro o céu também, mas confesso que deveria dispor mais tempo para contemplá-lo.

Lembrei-me de uma música que gosto, lá vai:
"Dentro do universo mora o céu
O céu pára-quedas e saltos
o céu vai do chão para o alto
o céu sem começo nem fim
para sempre serei seu fã"
O céu - Marisa Monte.

Beijos, querida!

Paty Augusto disse...

"O mar jaz como um céu tombado
Ora é o céu que é um mar, onde a lua,
A só, silente louca, emerge
Das ondas-nuvens, toda nua."

Seja ele claro ou escuro, trazendo o calor do sol ou a fria chuva, o céu é e sempre será um abrigo para aqueles que sentem amor, solidão, felicidade, tristeza...
As pessoas deveriam tentar esse abrigo!