terça-feira, 8 de julho de 2008

Em memória de um passarinho


Acho que a Vida está tentando me dizer alguma coisa...
Um dia desses, enquanto saí com a intenção de finalmente conseguir caminhar ao lado de minha irmã, nos deparamos com um filhotinho. Um passarinho bem pequenininho, com as peninhas ainda crescendo. Ele estava paralizado no chão e mal se movia, tremendo de frio e medo. O acolhemos...tão pequeno! Como faríamos? Passei um dia o alimentando e aquecendo, mas tive medo de deixá-lo morrer nas minhas mãos...E logo consegui alguém para acolhê-lo. Aí recebi depois a notícia de que ele não sobreviveu.
Quando o encontramos, ele parecia estar quase desistindo de resistir..Mas na manhã seguinte, acordamos com seu pio, e o danado já tentava voar, com pouco sucesso. Tentei até fazer com que ele voasse para casa, perto da árvore de onde o encontramos, mas ele voou em direção a minha blusa...
O pequeno até se empoleira no dedinho e come toda a bananinha amassada que é colocada pertinho do bico.
Eu cuidei bem dele, e poderia muito bem continuar fazendo.
Mas não quis, tive medo, queria desesperadamente entregá-lo a alguém que cuidasse melhor que eu. Talvez isso seja porque quando pequenina, costumava pegar pequenos bichinhos junto com a minha irmã, e por falta de experiência, sempre acabávamos os matando...Mas agora vejo que ninguém faria melhor. E a prova crua disso está no perecer do passarinho.

Bom, aqui está um devaneio bastante pessoal - mas de certa forma, todos são...
Nós temos muito medo de fazer as coisas que conturbam o nosso padrão de cotidiano, não? É só aparecer qualquer coisa incomum que já ficamos com o pé atrás, com medo de arriscar, de falhar, de perder. Eu, particularmente, sempre tive dificuldades de me arriscar.
Entretanto...Confesso que as vezes em que me arrisquei sempre foram maravilhosas, de alguma forma. Se não prazerosas, me ensinaram algo muito importante. Sempre enxergo a minha volta pessoas com medo de se arriscar, mas no fundo, quem tem mais medo sou eu. E é por não perceber isso que se perde o que se poderia ganhar.
Sou bastante imatura para muitas coisas, reconheço. Mas se dizem por aí que sábio é aquele que sabe admitir seu erro...Estou progredindo! Não sou incapaz, quando fui maior que meu medo vi a veemência e a instância com que as coisas se desenrolaram.
Somos muito mais capazes do que temos idéia. É por isso que determinação e sonho são mister em nossa caminhada da vida.
Não tenham medo de dizer do que gostam, o que pensam, o que sonham, o que amam. Não tenham medo de fazer coisas novas, de fugir da rotina, de se aventurarem, de serem felizes.
É isso que tenho a dizer do que eu percebi, porque sempre sabia.
Em memória de um pequeno passarinho.

6 comentários:

Bibi Ávila disse...

Poxa...
Era um passarinho tão bonito! :/
Ele já tava te adotando né?

Marinho disse...

Arrepiei-me

texto maravilhoso, história triste mas metáfora coma vida maravilhosa.
É interessante pegarmos esses acontecimentos e transformá-los em lições. e nós mesmos as interpretar e passara diante, afinal quem melhor que nós para sabermos como vemos a vida?
beijos parabéns!

Mare Soares disse...

Acho que todo mundo vive se deparando com medos e incertezas.. Uma vez senti isso, muito, muito, muito forte. Foi quando pedi conselho a um amigo e ele disse: "Quem não arrisca, não petisca." Pode parecer meio mongol, mas essa frase mudou minha vida. Arrisquei e deu certo... Depois disso, aprendi que sempre devemos arricar, por pior que pareça.. Creio que só há o que ganhar.

Poi-pon disse...

Ahh Naru... quando eu era pqna tbm tinha pego um passarinho e ele morreu alguns dias dps tbm... fiquei tão triste... chorei tanto...
Já 3 anos atrás salvei outro... ele tava com a patinha quebrava, toda torta, nem fixava no chão... planejava ficar 1 semana com ele (tbm nao sabia voar)
mas na 1a semana msm q a patinha estivesse melhor, as asinhas ainda nao estavam fortes o suficiente... no final da segunda semana quando eu libertei ele, ele voou longe xD foi uma surpresa e fiquei bastante feliz...
Naruzinha a culpa não eh sua por ele nao ter sobrevivido... Vc fez o melhor q pôde ^^
*abraça*
:*****

Poi-pon disse...

ah mas sério... até morcego eu jah tive XD

Deise Daros disse...

Que pena que ele não sobreviveu.
Mas o lado bom é aprendermos que sempre seremos capazes de realizar até as mais árduas tarefas, basta nós mesmos nos darmos uma chance!
Beijo, menina!