sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

A Arte

Tive muitas dificuldades para dormir na noite anterior. Me deitei, revirei e revirei na cama, inúmeros pensamentos me assolavam a mente e deixavam o meu coração acelerado...queria poder ter vindo aqui e desabafado tudo...Mas da mesma forma o fiz, em um pequeno caderno com várias folhinhas a quem nomeamos diário. Escrevi, escrevi, chovia bem forte lá fora, mas eu sabia que não ia conseguir dormir se não escrevesse. Enfim, me levantei do sofá da sala, retornei para minha cama e com um pouquinho de dificuldade, consegui dormir.
É engraçado essas pessoas como eu e como muitos...viciados por palavras, por essa incessante vontade de escrever, sejam histórias, poesias, contos, desabafos, medos, devaneios aleatórios como este...
Acho que um diário as vezes é bastante útil. Pode parecer meio infantil, mas não se trata exatamente de falar do nosso cotidiano, mas de escrevermos o que quisermos, desde coisas fúteis a sentimentos que cultivamos ou situações que estamos enfrentando, boas ou ruins. Eu pelo menos gosto muito, e acho que de certa forma instiga a gente a estar sempre escrevendo um pouco, já que na vida profissional é uma habilidade bastante apreciada. E dessa forma, escrever acaba se tornando uma Arte, que nem todos praticam como deveriam, mas isso é por livre e espontânea vontade. Eu costumava escrever desde que aprendi a fazer o mesmo, até mesmo antes de começar a devorar livros. E os livros...Bom, os livros são uma fonte maravilhosa para ampliar essa nossa Arte da escrita, justamente por ser Arte da escrita de outros...
Penso que todas as pessoas deviam fazer o mesmo. Além de ser uma espécie de terapia pelo fato de nos sentirmos bem, a escrita acaba se tornando apreciada por outros.
Também a mesma se faz um meio de educarmos a nós mesmos...Ontem eu estava com dúvidas sobre algumas pessoas com quem me deparei nessa vida, e escrevendo sobre isso de repente vi uma solução...Talvez isso soe um pouco Clarisse Lispector, essa coisa de descobrir coisas através de palavras produzidas por um narrador um tanto inconsciente, mas funciona realmente muito bem para reorganizarmos as nossas idéias e refletirmos sobre fatos e conclusões para quaisquer problemas que estejamos enfrentando.
Ultimamente eu tenho percebido que não sou a única a ter tal vício...Percebi que pessoas maravilhosas que estão ao meu redor apreciam tanto essa Arte como eu. E fiquei feliz por poder compartilhar isso aqui com elas. Se é um vício, concluo agora que nem todos os vícios da vida nos fazem mal, ou pelo menos não quando não são prejudiciais a nós mesmos ou a outros.
Então...mais uma vez precisei falar sobre o ato de escrever por escrever...E não me importo se é algo repetitivo, porque me dá prazer de criar e reproduzir qualquer devaneio que possa ser lido e relido por muitos, como uma verdadeira Arte.

2 comentários:

Marinho disse...

Queria agradecer primeiro do seu comentário e a homenagem de me colocar na lista de favoritos. pelo visto, nós dois juntos com a mare compartilhamos o delicioso vício de escrever. Expressar sentimentos, espalhar o que pensamos. Eu diria até profetizar, declamar idéias poéticas pela rua. Isso pode ser classificado como loucura. Deve ser, e tenho que concordar.
Mas fazer o que?
amamos a arte! E os artistas são mesmo tudo loucos. Se fossem normais, não poderiam brincar coma vida real e extrair dela as mais fantásticas variedades.
Adorei o blog e continue em frenet!

Anônimo disse...

A metalinguagem é uma delícia, né? =P Não são muitas as pessoas que escrevem sobre escrever.
Beijão bem grandão!
=*********************