terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Relíquias de 2007

Há dois dias tenho olhado para o meu blog pensando no que eu poderia dizer...E percebi que não conseguia pensar em nada, porque agora estou pensando em muitas outras coisas. E uma delas é sobre o ano chegando ao fim. Uma amiga muito querida, em seu blog "Metade Repleto" , também estava falando sobre isso, e uma coisa muito séria que ela disse é o fato de muitas pessoas deixarem para reavaliar seus conceitos só agora...Só em cima da hora...Se preocupam em mudarem seus hábitos no fim mas não fazem nada no novo começo, ou até fazem - temporariamente. Mas no meu caso, não sei parar de pensar em algo... Terminei o meu Segundo Grau e agora parece que estou meio sem caminho, já que não tenho mais aquela rotina de acordar cedo, ir para a escola, estudar, fazer trabalhos, estudas para provas...É estranho pensar que agora isso acabou. É claro que ainda voltará de uma maneira diferente, quando eu conseguir passar em uma faculdade. Mas eu acabo sentindo medo de não conseguir me sair bem sucedida...Farei dezoito anos em breve, temo não conseguir o que quero e acabar ao léu...Mas sei que isso é besteira minha, porque eu sou insegura, mas reconheço que tenho valor diante da vida - como o próprio Shakespeare diz em seu "O Menestrel"...Agora já não preciso mais depender de meus pais, posso me levantar e caminhar sobre as minhas próprias pernas, posso traçar meu caminho e escolher a forma de como o farei. E só espero de coração, que tudo dê certo, e que eu vença esse medo que tenta me limitar de alguma forma.


Sabe, cordiais leitores meus, este ano foi um ano maravilhoso...Muitas coisas mesmo me aconteceram, coisas maravilhosas e coisas que me jogaram ao chão com todas as forças...Mas eu quis me levantar. E tive apoio de muitas pessoas maravilhosas...E gostaria de falar um pouco delas, que complementaram tanto ao meu ser...


Em especial, Julia e Tatiane, que caminharam comigo desde que iniciei meu Ensino Médio, e apesar de termos nos desvencilhado por um tempo, quando o destino achou necessário, nos unimos novamente com uma nova força, que nos fez crescer como as mulheres que pretendemos nos tornar. Nos unimos muito esse ano, compartilhando todos os nosso medos e alegrias, pudemos curar a nós mesmas e às outras, crescendo cada uma aos poucos estando juntas. Me orgulho demais delas, porque são maravilhosas por dentro, e por fora, e aos poucos eu e elas podemos ver isso com mais e mais nitidez. E assim, conseguimos ver também as maravilhas que há na vida e no mundo. O nosso trabalho na feira cultural de tema "A mulher celta" também contribuiu muito para o nosso crescimento como almas femininas. Tatiane me surpreendeu muito porque ela passou a ver as coisas mais como o espírito do que com o próprio corpo. Propôs que fizéssemos uma tatuagem em forma da Triskle celta (figura acima), e ela deu um significado muito bonito às três espirais: nós, três mulheres. A conheci como uma garotinha ingênua e sonhadora...E hoje vejo uma mulher poderosa, descobrindo isso aos poucos. A Julia...é outra pessoa que me impressiona muito. Foi o meu primeiro contato com alguém na escola particular do Ensino Médio, e é uma das primeiras almas que reconheci de algum lugar que eu possa ter vindo. Desde que a conheci, sei que ela se modificou muito também. Amadureceu muito, conheceu o Amor que nunca havia se deparado antes, o que para ela é um novo mundo. Ela tem o dom de ver o amor em todas as coisas, o que se parece muito comigo...Nós duas temos a esperança de que o amor viva nesse mundo.
São pessoas maravilhosas. Minhas irmãs de mente, coração e espírito, que eu pude ver crescerem durante esses últimos três anos...Simplesmente seres que amo com todas as formas e dimensões. Tive medo de que, com as nossas vidas se modificando, nos separássemos, mas apesar de ser o inevitável, sei que esse enlace sagrado e intenso que criamos jamais morrerá, porque não é de nossa vontade que aconteça, e que ainda nos encontraremos muito em momentos que sejam ou não importantes em nossas vidas.

Há alguém que eu só pude conhecer este ano...seu nome é Klara, e acabou se tornando alguém muito intenso em mim também. Ficamos uma pouquinho distantes por ela ser de outra turma, mas toda vez que ficamos juntas a relação de irmãs que se conhecem há muito muito tempo é sempre a mesma, ou até maior. Ela mesma já me disse que ficamos separadas mas sabemos o que existe entre nós, e assim jamais nos afastamos. Gosto muito de estar ao lado dela, ela me passa muita paz e eu sinto um amor tão grande por ela que perto dela só sei sorrir! Acredito que se vidas passadas realmente existem, ela fez algo muito bonito ao meu lado, e na mesma época em que eu devo ter conhecido a Julia. Foi graças a ela que pude me aproximar mais de uma amiga maravilhosa chamada Bianca, que sempre esteve por perto mas ao mesmo tempo um pouco longe, a irmã que o destino trouxe pela mãe que um dia considerei minha professora preferida.

Se puder falar só de mais uma...Gostaria de falar da Marília, que chegou como amiga da minha irmã mais velha e acabou se tornando uma própria irmã para mim, me apoiando no que fosse preciso, cuidando de mim como alguém que realmente ama e zela pela pessoa amada.

Enfim...essas mulheres lindas por dentro e por fora são pessoas fadadas a permanecerem para sempre m mim, e eu lhes sou grata eternamente por estarem ao meu lado nesse ano que eu precisei tanto. Obrigada, queridas amigas!



É realmente maravilhoso a diferença que amigos podem fazer em nossas vidas. Acho que durante a vida eu já fiquei muito só, já tive muito medo, já derramei muitas lágrimas...Mas este ano, comecei a planejar um pouco do meu futuro, e tive pessoas suficientemente maravilhosas para me apoiar em minhas decisões e segurarem a minha mão, não permitindo que eu sucumba à vida. É muito complicado poder explicar isso, porque o fato de eu ter amadurecido não dependeu delas, dependeu de mim. Entretanto, foi com elas que eu tive vontade de me levantar e correr , talvez para alcançá-las, ou para poder acompanhá-las e dar o meu apoio quando for necessário...

Amigos são pessoas magníficas.


Fora esse apoio, tive também o de muitas outras pessoas, que acabaram se tornando também grandes amigas, ou até mesmo tive a minha família e o meu próprio apoio. Aprendi que não posso fazer nada por ninguém se não fizer por mim mesma antes, que não posso ajudar se eu não puder me ajudar, que não posso dar forças se eu não me der forças...E percebi que posso crescer comigo mesma e simultaneamente, com outros. E todas as experiências que me trouxeram um pouco de maturidade me mostraram também que uma das respostas ao "Quem sou eu?" ou "O que preciso fazer neste mundo?" é simplesmente me doar aos outros. Adoro pessoas, adoro conhecê-las, saber seus medos, desejos, rancores, temores, frustrações, experiências...tudo sobre elas. Adoro estar com elas. E adoro mais ainda poder ser necessária para elas. Poder ajudá-las, aconselhá-las e apoiá-las. E é isso que eu quero fazer nessa vida.


Eu não sei o que vai acontecer ano que vem, não estou preocupada nem com amanhã e nem com ontem, e sim com o agora. E sei o que eu quero.

Taí um filme temático e bom, chamado "Um homem de família", com o ator Nicolas Cage, que no filme é um personagem que diz que não precisa de nada, e aí a história realmente começa e lhe prova o contrário. Um de meus filmes preferidos, por acrescentar algo em mim.


Eu sei do que preciso, e sei exatamente o que eu quero.

E vocês, sabem?

5 comentários:

Amanda disse...

É Luiza,

Seria maravilhoso se todos tivessem acesso, desde muito cedo, ás diversas manifestações artísticas e culturais, livre de preconceito e violência. Seria garantia de bem estar social se fossemos educados dessa forma, e não da forma opressora e injusta como tem ocorrido, né =)

Quando quiser expor suas idéias, apareça! Estamos tendo a chance de poder ajudar muitas pessoas!

Um abraço
Amanda

Anônimo disse...

lindaaaaaaaaa
vc sabe que eu te amo muitoo
beeijo
adoreiiii

Bibi Ávila disse...

Esse ano foi mais do que especial para todas nós, acredite! ^^

Mare Soares disse...

E que ano que vem, cresçamos mais ainda. Que encontremos mais "dádivas" que são nossos amigos. ^^
Te desejo o melhor.

(OBS: aii ._. não sei como fui em química, estou com medo. Espero que tudo de certo. De qualquer forma, obrigada novamente por tudo! A propósito, veja meu blog mais tarde.)

Julia Menezes disse...

Você é uma mulher linda.
Eu te amo muito e te quero sempre presente na minha vida (e no meu blog!).
Aqui está lindo!
Nossos corações estão serenos, eu espero.

Beijo, princesinha.